Você conhece os meios para planejar ações estratégicas que aumentem suas vendas e garantam um bom giro de produtos? Se a resposta for sim, acha que sua estratégia de marketing está alinhada para atender às expectativas dos seus consumidores?
Caso você tenha ficado na dúvida quanto à resposta para uma dessas perguntas, ou para as duas, certamente precise saber mais sobre a inteligência de mercado aplicada ao trade marketing e, portanto, tem muito a aproveitar com esta leitura.
O que é inteligência de mercado
A inteligência de mercado, também conhecida como inteligência de negócio ou business intelligence, parte da coleta, gerenciamento e distribuição de dados para chegar a uma visão que permita traçar uma estratégia de marketing eficiente. Ela é extremamente importante para antecipar tendências, aumentar a competitividade das empresas, torná-las mais produtivas e prepará-las para se adequar a mudanças e inovações.
Mas antes de prosseguir, cabe falar um pouco sobre o consumidor, que sempre deve estar no centro de toda estratégica de marketing que mereça esse nome. Nos últimos anos, ele vem mudando constantemente seus hábitos, gostos e estilo de vida. E para acompanhá-lo nessa roda-viva é preciso saber o que deve ser mudado para continuar agradando a quem compra.
É justamente aqui que entra a inteligência de mercado aplicada à estratégia de trade marketing: para criar e desenvolver um bom trabalho nos pontos de venda com o objetivo de estimular o consumo de produtos posicionando-os de forma que atraiam o consumidor nos pontos de venda, turbinar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição tanto no varejo quanto no atacado.
Agora a pergunta que deve ser feita é: que fontes usar para analisar o que atrai ou não o consumidor? Existem muitas, mas vamos listar aqui as principais: redes sociais, e-mail marketing, chatbot, SAC, feedback dos seus clientes atuais, estratégia de concorrentes, aplicativos de celular com GPS e outros.
Como você vê, não faltam meios para investigar como continuar agradando ao seu público-alvo e se manter numa posição de destaque frente à concorrência. É só incorporá-los à sua estratégia de marketing usando a inteligência de mercado.
Por isso, vamos explorar um pouco mais esse assunto.
Importância da inteligência de mercado no trade marketing
A inteligência de mercado em trade marketing traz uma grande vantagem competitiva para o seu estabelecimento: além de reunir em menos tempo informações sobre seu target, essas informações capazes de impactar diretamente nas vendas, permite, por exemplo, definir estratégias segmentadas, que são muito mais efetivas para sua empresa se comunicar melhor com os shoppers de diferentes regiões, idades e formações.
Leve sempre em consideração: toda a informação obtida por meio da inteligência de mercado é um tesouro que você tem em mãos. Por isso mesmo, deve ser compartilhada com outras áreas da sua empresa. Dessa maneira, você irá se certificar de que toda a sua equipe esteja alinhada para personalizar o atendimento o máximo possível e, claro, os outros produtos também.
Então tenha sempre em mente que aplicar a inteligência de mercado ao seu trade marketing pode fazer toda a diferença para:
- Sua empresa se destacar da concorrência;
- Oferecer um produto que atenda plenamente às expectativas dos seus consumidores.
O papel da inteligência de mercado no trade marketing
A partir dos dados coletados sobre as preferências do seu cliente, você pode definir que quantidade de determinado produto deve ser enviada para o estoque de cada centro de distribuição, já que o mesmo produto pode ser mais ou menos vendido em cada loja. Assim, você consegue evitar que a mercadoria fique parada nos estabelecimentos e, dependendo do produto, perca a validade.
A inteligência de mercado ainda permite que você possa crescer e expandir os negócios com maior segurança, já que o ajuda a descobrir onde estão as melhores oportunidades, por exemplo, para abrir uma filial ou PDV.
Aqui cabe um alerta importante: não pense que sua experiência acumulada com a matriz será suficiente ao abrir uma filial, que muito provavelmente terá uma estrutura diferente. Mas não só, o novo ponto de venda precisa ser personalizado para ofertar os produtos mais comprados por quem mora ou trabalha na região onde ele foi aberto. Onde mais uma vez a inteligência de mercado se torna indispensável.
Quer ver outra maneira de usar a inteligência de mercado a seu favor? Hoje em dia, você sabe, o que não faltam são opções para todos os tipos de produtos que você possa imaginar: sabões em pó, rações, massas, vinhos, enxaguantes bucais, sopas de pacote, desodorantes… Bom, você já entendeu: a lista é infinita e diferenciada.
Dá para qualquer um ficar perdido! E é bem aí que deve entrar sua estratégia de trade marketing: para entender a jornada do shopper, incentivá-lo a comprar e disponibilizar no PDV informações por meio de material gráfico ou promotores de venda que facilitem sua escolha.
Como a inteligência de mercado pode ajudar no trade marketing
A inteligência de mercado tem potencial para gerar excelentes oportunidades de negócio no trade marketing e a seguir você pode conferir como.
Treinamentos comportamentais
Os treinamentos comportamentais são muito úteis tanto para o trade marketing quanto para qualquer outra área para atuar com inteligência de mercado. Por meio deles, é possível entender melhor quem é o target a fim de melhorar as vendas.
São eles ainda os responsáveis por ajudar as equipes a interpretar os dados coletados, de modo que saibam fazer as perguntas certas no momento adequado.
Campanhas promocionais
A inteligência de mercado pode ajudar a avaliar se uma campanha promocional performou bem e alcançou os resultados esperados ou se os resultados poderiam ter sido ainda melhores.
Outro dos benefícios que a inteligência de mercado traz em termos de mensuração são os subsídios que oferece na avaliação da satisfação dos compradores com base no seu comportamento no ponto de venda durante as compras.
Descobrir o lugar ou região onde uma campanha foi mais bem-sucedida ou qual das disposições de produtos — a tradicional ou a inovadora — chamou mais a atenção e, portanto, gerou melhores vendas também são atribuições da inteligência de mercado.
Esses são só alguns dos exemplos em que a aplicação da inteligência de marketing pode render ótimos frutos no trade marketing.
Campanhas de incentivo
É também função da inteligência de mercado ajudar na tomada de decisões sem que para isso seja preciso despender recursos e prazos que nem sempre estão disponíveis. Como? Fazendo uso de informações que já existem para estimular o shopper a comprar mais.
Exemplos disso na prática são facilitar a localização de produtos no ponto de venda, expor lado a lado itens de diferentes categorias para aumentar a venda de produtos menos consumidos e reduzir os preços de produtos que estejam vendendo menos.
Bem vantajoso, não é mesmo? E nossas reflexões são apenas uma pequena mostra de quanto a inteligência de mercado pode fazer para alavancar os negócios da sua empresa.
Se estiver interessado em saber mais sobre estratégias competitivas traçadas a partir da inteligência de mercado para alcançar os melhores resultados no trade marketing, fale com um dos especialistas da Take5. Estamos prontos a entender suas necessidades para, juntos, chegarmos à estratégia ideal para sua empresa.