O que esperar de um LMS

09 funcionalidades essenciais para um excelente Learning Management System

Os recentes avanços tecnológicos e a revolução comportamental despertada pela internet e dispositivos mobile nos conduziram a um mundo onde as pessoas estão cada vez mais ativas e interativas digitalmente, buscando incessantemente por novas maneiras de se relacionar e de expandir e adquirir conhecimentos.

Esta realidade nos afeta em nossos círculos pessoais e profissionais e não poderia ser diferente com o mundo corporativo – todos os dias nos deparamos com novas demandas, que implicam em novas tecnologias, novas habilidades, novas competências.

Neste cenário os treinamentos corporativos ocupam um lugar de destaque – as empresas devem se preparar para um universo em constante transformação e suas equipes precisam estar prontas para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Os Learning Management System e a revolução do aprendizado e-learning

Os LMS foram especialmente desenvolvidos para enfrentar esta demanda crescente por treinamentos corporativos: um Sistema de Gestão de Aprendizagem é uma plataforma educativa e administrativa completa, inserida em um ambiente virtual que garante a disseminação do conhecimento por meio da aprendizagem on-line.

Trata-se de uma grande ferramenta corporativa, essencial para o processo de capacitação e formação profissional: a sala de aula tradicional e eventuais cursos presenciais ainda têm seu valor, mas é através do LMS que tornamos possível:

  • Agregar em um único ambiente on-line alunos dispersos geograficamente;
  • Reunir todo conteúdo e todas as atividades do treinamento em um único espaço;
  • Assegurar acesso remoto e on demand a todos os materiais didáticos, aumentando a retenção do conhecimento;
  • Introduzir o aprendizado, a motivação e o engajamento como aspectos rotineiros do dia a dia de seus profissionais.



09 funcionalidades essenciais para um LMS de sucesso

Relatórios: recursos avançados para análise e mensuração de dados são imprescindíveis para medir o sucesso de cada etapa dos treinamentos corporativos. Todos os LMS entregam relatórios básicos, mas bons Learning Management System oferecem a possibilidade de customizar métricas e relatórios de acordo com as necessidades específicas da empresa e de seus alunos, com acesso rápido e fácil a informações vitais para o direcionamento de seus investimentos.

Gerenciamento de conteúdo: este é um recurso básico e fundamental para um LMS de sucesso. O gerenciamento de conteúdo não se resume a apenas acompanhar o desenvolvimento do treinamento – ele também compreende ferramentas de autoria essenciais para a estruturação de novas atividades e conteúdos, garantindo que seu projeto esteja sempre atualizado e rodando de acordo com os desafios atuais enfrentados por suas equipes.

Acessibilidade: os sistemas de gestão de aprendizado devem assegurar aos alunos o acesso irrestrito ao conteúdo dos treinamentos hospedados na plataforma on-line. Isto implica na estruturação de um sistema que apresente uma navegação simples e conte com design responsivo, que possibilite o acesso ao LMS (e a todos os seus conteúdos e atividades, on e off-line) através de dispositivos móveis.

Gamificação: a existência de ferramentas para conteúdos gamificados é um dos principais recursos de um LMS – uma ótima maneira de incentivar seu público a alcançar seus objetivos de treinamento. A gamificação é uma ótima maneira de acelerar o aprendizado e engajar seus alunos na resolução de problemas de forma inovadora, garantindo um ganho relevante em atitudes e conhecimentos.

Integração de sistemas: toda empresa conta com uma infinidade de softwares e sistemas, alguns voltados para as áreas de Vendas e Marketing, outros voltados para as áreas de Finanças e RH, por exemplo. Em comum, todos concentram informações relevantes para seu treinamento, portanto o LMS deve oferecer funcionalidades simples que permitam sua integração a todos os demais sistemas existentes na empresa. Desta forma é possível assegurar a efetividade dos esforços de treinamento e a gestão mais simples e direta de todos os dados gerados pelo projeto.

Aprendizagem combinada: os treinamentos corporativos não podem desconsiderar as necessidades futuras da empresa. Hoje o cenário pode apontar que o melhor caminho é através de cursos e-learning, mas e no futuro? O blended learning é uma tendência muito importante – a combinação entre práticas e abordagens digitais e presenciais fortalece o aprendizado e une o melhor dos dois universos em prol dos objetivos estabelecidos para o treinamento. Confira se o LMS oferece ferramentas para uma aprendizagem combinada, reunindo formatos, conteúdos e interações presenciais e on-line para enriquecer a experiência de seus alunos e fortalecer o desenvolvimento de novas habilidades de forma prática.

Customização e flexibilidade: nem sempre o que planejamos sai como o esperado – projetos e-learning podem exigir mudanças pontuais de conteúdos, de estruturação e de abordagem, ou até mesmo precisar de ajustes em objetivos e estratégias para se adaptar aos desafios e oportunidades que se apresentam no decorrer da execução do treinamento. O LMS deve estar preparado para se adaptar a estas mudanças e também deve oferecer ferramentas que facilitem e ajudem no processo de reestruturação, garantindo que o treinamento esteja sempre de acordo com as necessidades futuras e/ou crescimento da empresa.

Certificações: o rastreamento de habilidades e a entrega de certificações são dois recursos muito interessantes para um LMS: o acompanhamento é relevante para a empresa, pois permite uma análise bem próxima do desempenho registrado por seus alunos (e ajuda a verificar a efetividade e assertividade de seu treinamento), enquanto as certificações são a coroação destes esforços – um prêmio para a performance de seus profissionais, um sinal de encorajamento para que sigam adiante e uma ferramenta simples e muito eficaz para garantir o engajamento de todos ao longo de cada etapa do treinamento.

Suporte: o LMS é uma plataforma vital para a evolução da empresa e de suas equipes. O fornecedor escolhido deve oferecer diversos canais de suporte, que cubram deste as necessidades administrativas da organização, até dúvidas e questionamentos de seus alunos.

O LMS deve ser robusto, inteligente e versátil, acolhendo as expectativas de aprendizado de seus alunos e contribuindo com os objetivos estratégicos de seu negócio.

Uma boa plataforma garante a propagação da cultura da empresa em um ambiente virtual de aprendizagem, mas também respeita o ritmo do aprendiz. A sinergia entre os objetivos de seus profissionais e as metas corporativas é vital para o sucesso de seu projeto e-learning – o LMS precisa proporcionar uma experiência de gestão que auxilie a companhia na construção de seus resultados e deve entregar aos alunos um aprendizado customizado e flexível, que considere suas necessidades e os guie ao longo do desenvolvimento de suas carreiras.

Equipe Take5
www.take5.com.br

 


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