O Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo, criado em 2005, com uma proposta inovadora para a época. Hoje a empresa é responsável por 37% do tráfego mundial de vídeos em dispositivos móveis. A rede desbancou em tráfego concorrentes e aplicativos que investem no recurso, como: Instagram 5,7%, Facebook com 8,4% e até mesmo o WhatsApp 3,7%.
Não restam dúvidas de que o futuro é multimídia e, a aprendizagem segue o mesmo caminho. Os vídeos agora ganharam uma aliada poderosa, a interatividade. A Netflix já levou a tecnologia para o entretenimento, ao possibilitar que os usuários da plataforma escolhessem as ações no filme Black Mirror: Bandersnatch.
Entretanto, a tecnologia já chegou na área da educação corporativa. Você usa vídeos interativos para melhorar o engajamento e aprendizado da sua equipe? Continue a leitura e descubra mais sobre os vídeos interativos em treinamentos corporativos!
Afinal, como funcionam os vídeos interativos?
Um vídeo tradicional não permite ao telespectador interagir com o conteúdo que está assistindo, enquanto em um vídeo interativo o usuário participa ativamente através de ações e comandos solicitados.
Basicamente, eles possibilitam que a pessoa que está assistindo tome decisões com base em opções a partir de perguntas ou de tarefas.
Não é a toa que as gigantes da tecnologia como o Google e o Facebook desenvolveram sistemas em que o espectador está ativo, a exemplo temos vídeos 360º nas plataformas que trazem dinamismo, interatividade e aprendizado, por:
- Decodificar a informação para o espectador;
- Expandir a compreensão do que está sendo visto;
- Ter o usuário como participante da narrativa;
- Incentivar a tomada de decisão;
- Desenvolver relacionamentos com a equipe;
- Instigar o pensamento coletivo;
Enquadram-se na categoria vídeos interativos as seguintes ferramentas:
Quizzes: Uma excelente maneira de testar os conhecimentos já vistos anteriormente. O bom e velho “perguntas e respostas” possibilita que o colaborador preste mais atenção no conteúdo, pois sabe que será testado;
Input Dados: Nada mais é do que campos como: nome, idade, gênero e entre outros. A função permite a personalização do conteúdo desde o início, o que melhora a experiência e receptividade do espectador;
360º: Você já deve ter usado o Google Earth alguma vez, percebeu que com ele você conseguia ver tudo ao redor? A visão 360º é bastante usada em games, despertando os sentidos do jogador;
Ramificação: Traz a possibilidade de escolha para o usuário, ou seja, exige que decisões sejam tomadas e a partir delas as consequências aparecem na sequência do vídeo. Levando cada participante a um caminho diferente.
Hotspot: Áreas clicáveis no vídeo para trazer interatividade com a pessoa do outro lado que pode levá-la a outros vídeos, textos, figuras e qualquer material adicional que seja interessante para atingir o objetivo proposto.
Ações de um vídeo que incentivam a aprendizagem profissional ou até mesmo no entretenimento não tem. Os benefícios dessa tecnologia já são usados nos treinamentos corporativos visando melhorar o desempenho, lucratividade, aprendizagem, fidelização de clientes, redução de custos e mais.
Quais são os diferenciais em um treinamento corporativo e como eles podem ajudar minha equipe?
Agora que você já sabe como os vídeos tornaram-se uma febre no nosso cotidiano e como são promissores para o desenvolvimento profissional, conversaremos sobre como eles podem auxiliar sua empresa a elevar o treinamento corporativo usando a ferramenta.
O audiovisual retém com facilidade a nossa atenção, o que não acontece da mesma forma com outras mídias. Entre os principais diferenciais estão:
Transmitir a mensagem de forma simplificada e intuitiva. Nos treinamentos corporativos precisamos que os colaboradores participem ativamente, por meio dos vídeos o número de participantes é maior por conta da facilidade, afinal, todos temos o hábito de consumir conteúdos em vídeo nas plataformas de streaming.
Métricas. Os números definem quais são as estratégias que estão no caminho certo e aquelas que precisam melhorar. Com os vídeos conseguimos monitorar o passo a passo do usuário com o conteúdo, é possível observar se o vídeo foi pausado, acelerado, voltado ou ainda, quantos minutos seguidos a audiência permanece imersa.
Este último ajuda o organizador do projeto a entender se é possível aumentar a minutagem ou reduzir.
Publicidade da Marca. A inovação proporcionada pelos vídeos transmite a ideia de que a organização não tem medo de aderir as novas formas de ensino. O que desperta o interesse dos parceiros, sócios, concorrentes e o público consumidor. Este tópico transforma a visão da sua marca para todos.
Que tal experimentar interagir com um vídeo interativo? Eles trazem autenticidade, personalização do conteúdo e credibilidade para a informação que você está compartilhando com sua equipe.
A empresa Samsung ao lançar novos modelos da linha utilizou os quizzes para imergir a audiência com o produto. Veja aqui os vídeos interativos do Galaxy A30 e A50.
Como os vídeos interativos podem ser usados nas estratégias de treinamento da minha empresa?
Em 2017, segundo a Cisco, 69% de todo o tráfego de conteúdo encontrado na internet era gerado por vídeos. Com o tempo, os vídeos tornaram-se mais curtos, as pessoas mais apressadas, então uma excelente maneira de garantir a atenção dos participantes e inserir botões e ações enquanto assistem o vídeo.
Você assistiu ao exemplo anterior? Acredito que você gostou de interagir com a informação perguntada e até ficou interessado em continuar usando a plataforma, o mesmo acontece com os vídeos direcionados para sua demanda específica.
A aprendizagem interativa acontece acompanhada de engajamento, bom custo-benefício, personalização do conteúdo, pesquisa e redução de custos:
Engajamento
Quando interagimos com o conteúdo, prestamos mais atenção. Os vídeos interativos possuem comandos e partes clicáveis, ou seja, que exigem uma interação por parte do colaborador.
Conforme a pirâmide de William Glasser, aprendemos 10% quando lemos, 20% quando ouvimos, 30% quando observamos e 50% quando ouvimos e vemos, ou seja, aprendemos muito mais com vídeos do que lendo ou até mesmo ouvindo sobre determinado assunto.
Pesquisa
Existe um leque de ferramentas disponíveis nos vídeos interativos. Como, por exemplo: fazer uma série de perguntas para o participante enquanto ele está assistindo o vídeo.
Neste caso, é possível fazer quizzes questionando sobre eficácia, performance, vendas, negócios, perfil do consumidor e muito mais. A Samsung uma das maiores empresas de tecnologia do mundo já utiliza o recurso, assista clicando aqui.
Conteúdo personalizado
Estamos na era da personalização, as pessoas preferem consumir produtos e serviços que as façam se sentir especiais ou que entreguem experiência enquanto aprendem algo e os vídeos proporcionam exatamente isso.
Com os vídeos, a informação ali presente reduz a margem para dupla interpretação, quando comparado a outros formatos.
Você também pode adicionar ferramentas de inteligência para verificar quanto tempo os participantes permaneceram conectados com o conteúdo de forma direta, se pularam, pausaram ou voltaram o vídeo. Essa ferramenta te ajudará a melhorar a qualidade de navegação para o colaborador.
Redução de Custos
Os vídeos interativos para treinamentos possuem excelente custo-benefício. A produção do conteúdo com o auxílio de uma equipe profissional é desenvolvida estrategicamente para o público alvo. Lembre-se, você não quer que o barato saia caro.
Além disso, os conteúdos do vídeo podem ser desenvolvidos em outras plataformas, como, por exemplo: e-books, publicações nas redes sociais, pesquisas, e-mail marketing, jogos e muito mais. Quanto mais interativo melhor é para o engajamento e aprendizado dos usuários.
Você está pronto para incluir os vídeos interativos nos seus treinamentos?
Por fim, é hora de fazer os seus próprios vídeos interativos. Aqui na Take 5 Filmes, produzimos vídeos que transformam a experiência e o aprendizado dos colaboradores.
Com conteúdos feitos sob medida, autênticos, personalizados para que o usuário seja surpreendido positivamente com o que vai aprender.
Converse com um dos nossos especialistas e entenda como os vídeos interativos podem ser usados na sua empresa!