Seja para conquistar novos clientes, seja para estabelecer parcerias ou aumentar o engajamento entre os colaboradores, as ferramentas audiovisuais são realmente as queridinhas da vez!
É possível optar por diversos formatos, recursos de imagem e som, e técnicas de produção para que as organizações transmitam sua mensagem de forma mais autêntica e criativa. Mas, com tantas possibilidades disponíveis, como saber quais são os melhores tipos de vídeo para os seus negócios?
Neste conteúdo, vamos apresentar 9 opções diferenciadas para que você conheça as características de cada uma e possa escolher o que mais combina com o perfil da sua empresa. Confira!
Por que sua empresa deve investir em um vídeo corporativo?
De acordo com um estudo da Cisco, a previsão é que, em 2020, cerca de 80% do tráfego da internet seja gerado por vídeos. E só por esse índice é possível perceber o potencial das ferramentas audiovisuais para empresas de diversos segmentos de mercado. Mas ainda existem outros bons motivos para apostar nesses recursos.
Devido aos diversos formatos e maneiras de transmitir o conteúdo, os vídeos podem ser adaptados às necessidades e à realidade de cada empresa. Ou seja, é possível obter uma mensagem que tenha realmente “a cara do negócio”.
Do ponto de vista do público, materiais audiovisuais naturalmente despertam maior interesse — basta observarmos tanto o sucesso da televisão quanto do YouTube em comparação a outros meios. Essa postura acaba resultando em uma taxa de retenção mais elevada das mensagens.
Como escolher o estilo de vídeo mais adequado?
Aqui, a palavra-chave é: planejamento! Afinal, não adianta produzir aquele vídeo incrível se ele não representa o perfil da sua empresa e não conversa com o público que você deseja atingir, não é mesmo?
Portanto, antes de ligar as câmeras é essencial dedicar algum tempo para pensar no conteúdo e em como ele será apresentado. Para isso, existem alguns aspectos que precisam ser avaliados com muita atenção, como:
- O que você deseja destacar em seu vídeo — a história e os valores da empresa, um produto específico, um novo projeto etc.;
- Quem é o espectador — consumidores, investidores, parceiros potenciais ou seus colaboradores;
- Que tipo de mensagem é mais adequada ao público que você pretende atingir;
- Qual o orçamento disponível para a realização do vídeo;
- Qual é o prazo final para a entrega do projeto.
Todos esses aspectos impactam diretamente o resultado do seu projeto. Por isso, invista em um planejamento detalhado e siga rigorosamente o cronograma para que tudo saia como o esperado!
Quais são os 9 tipos de vídeo que vão fazer a diferença na sua estratégia?
E agora que já destacamos a importância dos vídeos corporativos e listamos alguns pontos relevantes para que você saiba qual o tipo de material ideal para a sua empresa, vamos nos aprofundar em 9 tipos de vídeos que podem ser uma boa opção para o seu negócio.
1 – Cases de sucesso
Como o próprio nome indica, o objetivo dos cases de sucesso é justamente trazer os projetos que se destacaram na empresa e promoveram uma aproximação com o público.
Em termos de roteiro, a ideia é contar a trajetória do cliente — do primeiro contato com a marca à aquisição das soluções oferecidas por meio de um produto ou serviço. Esse registro real é o que faz com que o conteúdo seja humanizado, ampliando seu potencial de convencimento e envolvimento e trazendo credibilidade.
2 – Documentários
Se o objetivo da empresa é contar ao público a sua trajetória no mercado de forma aprofundada, com uma linguagem rica e que transmita credibilidade, os documentários são uma excelente opção!
Neste tipo de vídeo, a história da companhia pode ser contada por meio de uma linha do tempo, com depoimentos de fundadores, colaboradores e clientes, imagens que mostrem a evolução do negócio e outros recursos que ajudem a envolver e cativar a audiência.
3 – Dublagens e traduções
Muitas empresas multinacionais contam com filiais em diferentes lugares do mundo, mas optam pelo desenvolvimento de um único vídeo institucional para garantir que a mensagem seja transmitida de forma unificada.
Nesses casos, uma boa alternativa é investir em dublagens e traduções para que o conteúdo se torne compreensível aos diferentes públicos, independentemente de seu idioma. Além de um menor custo de investimento, a identidade visual pensada pela matriz é mantida plenamente.
4 – Filmes publicitários
Tanto para o lançamento de produtos e novos serviços quanto para a divulgação de eventos e ações promocionais, os filmes publicitários continuam trazendo resultados altamente positivos.
Com uma linguagem dinâmica e objetiva, esses materiais se destacam entre as estratégias de venda de empresas dos mais diversos segmentos e, com a internet, têm ganhado novas possibilidades de formato e interatividade.
5 – TV corporativa
Esse tipo de vídeo é voltado exclusivamente para o público interno das empresas, trazendo mensagens mais informativas e com caráter institucional. Por outro lado, isso não significa que a produção exija menos planejamento!
A programação da TV corporativa precisa, da mesma forma que os outros materiais, despertar o interesse dos espectadores e pode apresentar conteúdos bastante diferenciados, como:
- Conteúdos utilizados em treinamentos corporativos;
- Apresentação de produtos que ainda não chegaram ao público final;
- Metas e resultados conquistados pela organização;
- Noticiário interno.
6 – Vídeos institucionais
Os vídeos institucionais podem ser voltados tanto para o público interno quanto para o público externo, e seu objetivo é destacar as potencialidades da empresa.
Dependendo do foco abordado, é possível explorar assuntos variados, como a infraestrutura organizacional, os valores da companhia ou o seu capital humano. E é essa vasta gama de possibilidades que faz com esse tipo de vídeo seja tão interessante para fortalecer a marca e gerar uma aproximação com seus clientes.
7 – Vídeos de produto
Assim como os vídeos institucionais são pensados para destacar os pontos fortes da companhia como um todo, os vídeos de produto têm o objetivo de apresentar justamente as características específicas de um determinado item comercializado pela empresa.
As mensagens são bastante diretas e informativas, aumentando o nível de interesse do público, e os materiais podem ser divulgados em diferentes formatos, tanto o televisivo quanto por meio da internet, em sites e redes sociais.
8 – Vídeos de treinamento
Tendo em mente que os recursos audiovisuais ampliam o potencial de retenção das mensagens compartilhadas, quando falamos em processos de capacitação internos essas ferramentas não podem ser deixadas de lado!
Nesse aspecto, a produção de vídeos de treinamento pode trazer muitas vantagens à companhia, facilitando o entendimento dos conceitos apresentados, permitindo que os profissionais possam acessar os conteúdos mais de uma vez para se aprofundar e possibilitando a inserção de recursos interativos que aumentam o engajamento dos participantes.
9 – Web séries
Dividir um conteúdo em capítulos é uma ótima forma de garantir uma aprendizagem mais aprofundada, e por meio das webséries, esse objetivo pode ser conquistado de uma forma criativa e altamente engajadora.
O segredo é construir uma história que mantenha o seu público interessado e, a partir daí, gerar uma experiência de educação corporativa imersiva e com excelentes resultados.
Ainda tem alguma dúvida de que as ferramentas audiovisuais podem transformar a estratégia de marketing da sua empresa? Apostar nesse recurso é garantir um material de qualidade e que vai falar diretamente com o seu público.
E aqui na Take5 você tem todo o suporte para descobrir os melhores tipos de vídeo para os seus negócios, além de contar com o nosso profissionalismo para colocar seu projeto em prática. Fale conosco e conheça as nossas soluções!