A comunicação dentro de uma empresa é extremamente importante para o sucesso das operações de qualquer setor. Existem diversas formas dessa comunicação ser qualificada, entre elas a TV Corporativa, um ambiente onde os colaboradores podem receber informações importantes, notícias e até mesmo seus resultados.
A importância da TV Corporativa vem ficando cada vez mais clara nos anos mais recentes, quando mais e mais empresas vêm aplicando essa estratégia para informar seus colaboradores. Até mesmo vídeos de treinamentos podem ser expostos através desse canal, afinal, 100% das empresas brasileiras acreditam que a utilização de vídeos irá crescer no âmbito da educação corporativa nos próximos anos.
Esse artigo irá trazer um panorama mais detalhado a respeito do uso da importância da TV Corporativa, como ela funciona exatamente, qual o papel dos funcionários, suas vantagens e os motivos pelo qual você deveria investir nesse canal de comunicação. Siga conosco!
Como funciona e como a TV Corporativa é usada em uma organização
A TV Corporativa é uma forma de agilizar e deixar mais transparente a comunicação dentro de uma empresa, de forma que instruções, treinamentos, endomarketing, número das gestões e até mesmo metas a serem batidas são expostas rapidamente em televisões espalhadas pela empresa ou até mesmo em um canal digital disponível para os colaboradores. Imagens, notícias e animações são mostradas para os funcionários, de forma generalizada ou até mesmo segmentada por setor ou por departamento.
Os conteúdos dessa TV Corporativa podem ser tanto simples, realizados em Power Point e utilizando de modelos, quanto especializados, criados por uma produtora de vídeos ou um setor com videomakers. Após a criação dos conteúdos, o gerenciamento ocorre de forma simples, programando ordem de aparição, horário, entre diversas outras métricas, permitindo que você aplique a estratégia mais adequada para sua empresa.
Canal de comunicação
Como mencionamos no início do texto, a comunicação, tanto dos funcionários com seus superiores, quanto a exposição de informações para os colaboradores é um assunto muito importante dentro de uma empresa. É normal, apesar de ineficiente, empresas terem dificuldade em passar informações entre os níveis de gerência, levando muito tempo para chegar de um diretor ao funcionário pertinente.
A importância da TV Corporativa é justamente essa, ser uma forma de comunicação entre os mais diversos níveis da empresa. Neste caso, não somente para passar informações individuais, mas também para setores inteiros, dada a capacidade de segmentação e personalização. A gestão pode ser feita de duas maneiras, ou através de uma televisão integrada aos servidores da empresa – o que permite agilidade na entrada de novas informações – ou com a inserção de um pen drive pré-programado.
Vantagens da TV Corporativa
Existem diversas vantagens ao implementar um sistema de TV Corporativa em sua empresa, entre elas estão:
Segmentação – Ao permitir que cada televisão ou cada grupo de TVs recebam informações diferentes, é possível passar as informações corretas para cada núcleo. Quem trabalha com vendas, pode receber o vídeo de produto, por exemplo, para se acostumar com as características dele, enquanto o setor financeiro tem outras informações;
1 – Participação – É possível criar uma dinâmica interessante entre os próprios funcionários, como uma espécie de curadoria. Quem julgar que sabe um conteúdo interessante para ser divulgado, que beneficie a empresa, pode passá-lo para o setor responsável avaliar a veiculação;
2 – Eficiência – A comunicação através da TV Corporativa permite mais eficiência. Isso significa que somente informações com relevância serão passadas, evitando tarefas operacionais por algum funcionário, dado que a programação do conteúdo é feita anteriormente;
3 – Rapidez – É comum, no mundo dos negócios, que as coisas mudem rapidamente, seja por um acontecimento ou uma situação nova. Com a TV, é possível passar essas informações rapidamente para toda a empresa;
4 – Alcance e barreiras – Como mencionamos anteriormente, muitas vezes uma informação passa por muitas etapas antes de chegar no funcionário ou setor pertinente sobre o assunto. Isso cria barreiras na comunicação e faz com que ela chegue distorcida ao objetivo final, o que é evitado pela TV Corporativa, fazendo com que alcance mais gente, mais rápido;
5 – Endomarketing – A TV, com efeitos e componentes visuais, gráficos, vídeos e fotos é a melhor maneira de atrair a atenção dos colaboradores para o que a empresa quer passar para eles;
6 – Frequência – Diferente de um comunicado da empresa, que o colaborador irá ver uma vez apenas em seu e-mail, a TV Corporativa irá veicular diversas vezes durante o dia, fazendo com que seja mais provável que alguém veja e fixe a informação importante sendo distribuída;
7 – Automatização – Comunicados, acontecimentos, notícias, entre diversos outros materiais que podem ser distribuídos através da TV, são feitos de forma automática. Ou seja, após a programação, não há mais a necessidade de preocupar-se com todos terem recebido a informação.
A importância da TV Corporativa
Ao adotar a estratégia da TV Corporativa, sua relação com os funcionários pode melhorar vertiginosamente. Ao terem a impressão de estarem recebendo as informações diretamente da diretoria, o funcionário já se sente mais engajado. Além disso, pode ter um papel importante para algumas empresas, como por exemplo, uma corretora de ações, pode levar informações de mercado, cotações de papéis, câmbio, entre diversas outras coisas.
Por que investir em uma TV Corporativa?
Até agora falamos sobre as vantagens de possuir uma TV Corporativa em sua empresa, porém, você deve mesmo investir em uma? A resposta é sim. Além de não trazer desperdício de materiais como papel, permitir uma gestão transparente da empresa, onde os funcionários podem acompanhar os resultados sendo atingidos, ainda é possível criar ou aumentar o engajamento e motivação dos colabores através da cultura e dos valores da empresa, deixando-os expostos a isso e criando vínculos eles.
Já foi possível compreender o importante papel da TV Corporativa nas empresas, não é mesmo? Explicamos como ela funciona, sua importância e vantagens e porque investir em uma.
Esse é mais um salto tecnológico que você e sua organização podem dar para trazer mais eficiência e engajamento para seus funcionários, o que resulta em melhores resultados para a empresa.
Entre em contato agora mesmo com a Take5 e veja nossas soluções para TV Corporativa!