Mais do que apenas uma tendência moderna, a presença da tecnologia no ensino a distância já é uma realidade. E aqui não falamos apenas das escolas, mas também das empresas de diversos segmentos do mercado que utilizam as ferramentas do EAD para treinar e capacitar seus colaboradores.
Para que você fique por dentro desse assunto tão importante, vamos apresentar os 7 tipos diferentes de tecnologia utilizados no EAD, além de falar um pouco mais sobre a importância destes recursos no processo de ensino-aprendizagem. Continue a leitura e saiba mais!
Qual é o papel das empresas na era da educação digital?
Manter os profissionais motivados e dispostos a aprimorar suas competências também é função da empresa. Nesse aspecto, um ambiente corporativo que aposta no desenvolvimento de seus colaboradores e apresenta recursos diferenciados pode fazer toda a diferença.
Podemos dizer, assim, que o trabalho dos gestores e do departamento de RH para traçar estratégias de capacitação eficientes certamente passa pela educação digital, que se apresenta como uma alternativa prática e com excelente custo-benefício.
O resultado é a familiarização das equipes com as novas tecnologias e uma melhora palpável na comunicação entre a corporação e seus funcionários.
Entenda a importância da tecnologia no ensino a distância
Não é novidade o quanto a tecnologia transformou o dia a dia da sociedade de modo geral, estando presente tanto nos momentos de trabalho quanto nas atividades de lazer. E falando especificamente sobre o segmento da educação, a lógica não foi diferente, principalmente com as transformações trazidas pela pandemia.
Com o aumento de opções de cursos e treinamentos oferecidos na modalidade a distância, todos precisaram se adaptar e adequar suas práticas às novas ferramentas do mercado.
Nesse cenário, os recursos tecnológicos não apenas possibilitam o desenvolvimento de materiais online, como videoaulas e apostilas virtuais, como oferecem recursos mais interativos que tornam a aprendizagem mais dinâmica e interessante.
Esse processo acompanha também a tendência dos usuários de consumir cada vez mais conteúdos no formato digital, aproveitando a praticidade e a rapidez de acesso a essas informações. E às empresas e instituições de ensino cabe o fornecimento de materiais que mantenham suas equipes engajadas e bem informadas com a máxima qualidade.
Quais as vantagens de implantar ferramentas tecnológicas no processo educacional?
Apostar no uso da tecnologia no ensino a distância certamente vai trazer diversas vantagens para as empresas. A seguir, vamos listar alguns dos principais benefícios que as ferramentas de EAD podem trazer para os seus negócios:
- Flexibilidade de horário e local para acessar os conteúdos;
- Autonomia no processo de aprendizagem;
- Diversidade de recursos e plataformas disponíveis;
- Aumento da integração entre as equipes, gestores e tutores online;
- Praticidade e facilidade de acesso às informações.
Ao escolher os métodos mais adequados à realidade de cada empresa, é possível obter resultados muito eficazes. A seguir, vamos listar ferramentas que podem ajudar a tirar seu projeto de EAD do papel!
Confira os 7 principais tipos de tecnologia que fazem a diferença no EAD
1 – Plataforma para hospedagem de curso online (LMS)
O LMS é a sigla para Learning Management System ou, em português, Sistema de Gestão de Aprendizagem, uma ferramenta que permite o gerenciamento das diversas etapas do seu curso online. Com a escolha da plataforma adequada, você pode:
- Hospedar os conteúdos do curso com qualidade e segurança;
- Manter um melhor controle dos usuários, da distribuição dos materiais de estudo e das atividades;
- Garantir a interação entre os participantes dos cursos e treinamentos;
- Armazenar as aulas e avaliações realizadas dentro da ferramenta.
Ao final do processo, independentemente de sua duração e quantidade de participantes, é possível obter relatórios que vão ajudar a medir o desempenho do treinamento de forma otimizada.
2 – Videoaulas
As videoaulas estão entre os recursos mais conhecidos pelo público quando falamos em tecnologia no ensino a distância e se refere, justamente, às aulas que são gravadas e disponibilizadas em formato de vídeo nas plataformas de EAD.
A forma de transmissão do conteúdo é bastante semelhante à do sistema presencial, no entanto, o formato digital permite que os usuários possam fazer o download do vídeo para assisti-lo sempre que quiser, assegurando uma melhor absorção dos conhecimentos.
Outra vantagem das videoaulas são os recursos interativos, como gráficos animados e a inserção de conteúdos complementares dentro do próprio vídeo que tornam o momento de estudo mais dinâmico e divertido.
3 – Chats e fóruns
No EAD, a distância não é de forma alguma um empecilho para que os alunos e tutores possam debater os conteúdos das aulas, tirar dúvidas, compartilhar experiências e trocar ideias em tempo real.
Por meio dos chats e fóruns de discussão disponíveis nas plataformas o aprendizado é enriquecido pela interação entre os participantes, garantindo um acompanhamento mais próximo e um processo de aprendizagem com qualidade e dinamismo.
4 – Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
Podemos dizer que o AVA é a sala de aula das plataformas de EAD. Nesse espaço virtual, os usuários terão acesso às vídeoaulas, aos chats e fóruns e também aos materiais complementares de estudo como apostilas, vídeos, áudios e atividades avaliativas.
Por isso, além da capacidade para armazenar todos esses conteúdos, é muito importante que o AVA garanta um acesso facilitado e uma navegação com segurança e qualidade, proporcionando uma experiência positiva para todos.
5 – Áudio e videoconferência
Estes dois recursos caminham lado a lado e são bastante populares quando falamos em tecnologia no ensino a distância por proporcionarem uma interação em tempo real, estabelecendo uma comunicação simultânea entre todos os participantes.
Geralmente utilizadas para a realização de palestras ou reuniões, às áudio e videoconferências são realizadas ao vivo e geralmente são previamente agendadas para garantir a presença online de um maior número de pessoas.
Para garantir o sucesso desse evento virtual, além da qualidade de imagem e som, é importante que a plataforma possibilita a troca de mensagens e o envio de outros materiais, como vídeos complementares e apresentações, aumentando a interação e a qualidade da comunicação.
6 – Webcast
O webcast é uma ferramenta com grande potencial para qualquer estratégia de EAD. Por meio dele é possível sincronizar áudios, vídeos, slides e outros formatos de conteúdo digital em uma única apresentação de mídia em fluxo.
Esse rico combo de informações pode ser exibido ao vivo de forma online, além de permanecer gravado em uma plataforma para ser acessado posteriormente pelos usuários. E se surgir qualquer dúvida, é possível utilizar ferramentas de chat, trocar e-mails ou, ainda, agendar uma webconferência com os tutores para debater assuntos mais específicos.
7 – Testes e quizzes online
Independentemente do assunto abordado no curso ou no treinamento corporativo, os testes e quizzes são formas excelentes — e muito divertidas — de absorver os conteúdos aprendidos, sendo uma parte essencial do processo de ensino online.
Por meio dessas ferramentas, os tutores e gestores podem acompanhar o progresso dos participantes e estes, por sua vez, têm a possibilidade de conhecer seu próprio desempenho.
Dessa forma, é possível avaliar tanto os assuntos que chamam mais atenção no treinamento quanto os precisam ser reforçados para que os objetivos da empresa sejam atingidos com excelência e as equipes se sintam realmente motivadas.
Por fim, é importante observarmos que o universo educacional está sempre em expansão e pode ser bastante beneficiado com o uso das ferramentas digitais. E para descobrir qual é o recurso de tecnologia no ensino a distância que melhor se aplica à realidade da sua empresa.
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