Promotores de vendas, como o nome já carrega em si, são os profissionais focados em vender, auxiliando no atendimento aos consumidores nas lojas. Eles podem dar suporte às vendas de produtos ou serviços, através de demonstrações, explicações e até mesmo um atendimento consultivo, além de organizar o espaço e a exposição dos produtos de sua empresa no ponto de venda.
Esses profissionais muitas vezes são o ponto decisivo para que o cliente adquira os itens e por isso, é essencial que eles estejam sempre treinados e atualizados com as diretrizes, serviços ou produtos oferecidos e antenados com o que está acontecendo no mercado, podendo assim fornecer informações de qualidade que convençam o consumidor na hora da compra.
Vamos entender como o perfil desse profissional está sendo adaptado ao cenário atual. Prossiga a leitura.
Novo perfil profissional, agora mais conectado
Em tempos de pandemia, mais do que nunca, os serviços digitais se tornaram essenciais, e muitas tarefas tiveram que ser adaptadas para o formato virtual. Até mesmo profissionais que não necessitavam tanto do uso de computador ou celular na execução de suas tarefas, tiveram que se reinventar em um novo perfil, mais conectado, e capaz de atender demandas agora de forma online.
As empresas que fornecem treinamentos para promotores, que antes realizavam encontros presenciais, estão agora disponibilizando plataformas que permitem que os treinamentos sejam realizados de forma virtual. Todo esse trabalho e investimento visa trazer vantagens para a companhia, que conheceremos a seguir.
Leia também: Saiba como o EAD vem se destacando ultimamente – EAD: ENTENDA O QUE É E COMO ESSE MODELO TEM SE DESTACADO NAS EMPRESAS
Vantagens e benefícios de uma equipe de promotores bem treinada
O promotor de vendas pode ser considerado o cartão de visita da empresa. Muitas vezes, ele é o primeiro e principal canal de contato do consumidor com a marca. Ao se deparar com uma gôndola repleta de artigos similares e concorrentes, um consumidor de primeira viagem, que queira conhecer novos produtos, ou que esteja apenas passando pelo corredor, acaba tendo contato com o promotor de vendas.
Ele será a peça-chave na escolha do cliente. Podemos considerar também os vendedores B2B e até mesmo os apresentadores de merchandising em programas de TV como promotores de vendas.
Eles são a “cara da marca” e por isso é fundamental que eles transpareçam seus valores, através da sua postura, atitudes e posicionamentos. Ter um promotor altamente treinado, capacitado e que consiga ser a essência da marca através de sua presença e atendimento traz diversos benefícios, listamos aqui alguns dos principais:
1 – Consultor de compra: um dos principais benefícios de fornecer um treinamento adequado para a equipe de promotores de venda, é que ele se torna um influenciador de compra, capaz de opinar e indicar com precisão a melhor opção para a necessidade do cliente.
2 – Autoridade no PDV: um promotor bem treinado, apto a tirar dúvidas e dar informações de qualidade, acaba se tornando uma autoridade no assunto no PDV, atuando como um especialista, tendo conhecimento e capacidade de oferecer a melhor solução para o problema que o consumidor está enfrentando e até mesmo para os vendedores da loja
3 – Presença de marca no PDV: ter um promotor no ambiente de vendas já é um diferencial, pois agrega presença de marca ao ambiente. Seja através de seu atendimento, ou até mesmo indiretamente, pelo uso de uniformes carregando a logomarca da empresa. Um representante atuante no PDV é capaz de captar oportunidades de exposição, ampliando o espaço e destaque da empresa/marca na loja.
Agora que você já conhece as vantagens e benefícios da presença do promotor de vendas, saiba como mantê-lo atualizado através de treinamentos à distância.
Treinamento para promotores de vendas à distância e de forma eficiente
Realizar o treinamento à distância para a equipe de promotores por si só já é uma grande vantagem, pois garante economia com recursos como transporte, espaço físico e palestrante.
Disponibilizar treinamentos relevantes de forma simples, através de aplicativos que estão a apenas um clique de distância, que o usuário pode acessar quando e onde quiser, já é outro benefício que faz bastante diferença para quem tem a rotina agitada e sempre sujeita a imprevistos como o trânsito, entre outros. Essa agilidade de ter informações atualizadas no ponto de venda em tempo recorde também traz vantagens perante a concorrência.
Para garantir a eficiência do treinamento de equipe, é preciso se atentar a alguns pontos:
Conteúdo: o material precisa ser relevante, algo novo, de fácil compreensão e em linguagem que converse com o público que será treinado. Além dos promotores que auxiliam consumidores finais, as plataformas de treinamento são usadas para treinar também os vendedores, que realizam o atendimento B2B. Por isso, certifique-se de que a linguagem e todos os elementos sejam de fácil interpretação. Use os treinamentos para passar não só informações de produtos, mas também transmitir visão, missão e valores da empresa. Outro conteúdo relevante também está relacionado a postura e forma de atendimento que deve ser seguida por todos os colaboradores, sejam internos ou externos.
Formatos: os vídeos são um dos recursos mais utilizados em treinamentos, pois possibilitam a demonstração do novo produto ou serviço. Estudos apontam que nosso cérebro assimila informações passadas em vídeo de forma muito mais rápida do que em textos. Explore recursos com maior potencial de retenção e compreensão.
Garantia de aprendizado: certifique-se de que os promotores estão realmente entendendo o que está sendo passado. Realize acompanhamentos e testes para garantir que o conteúdo foi assimilado corretamente. Peça feedbacks em relação ao formato e esteja aberto a sugestões de melhorias dos participantes.
Engajamento: uma boa forma de ter bons resultados com os treinamentos on-line é manter a equipe sempre engajada nos conteúdos e na realização dessas atividades. Incentivar os colaboradores a realizarem os treinamentos, muitas vezes não é uma tarefa fácil, por isso temos um outro artigo com mais dicas para você vencer esse desafio, confira em Educação a Distância: engaje sua equipe remotamente.
Agora que já demos dicas de como desenvolver um treinamento à distância para promotores, deixamos aqui também a lista dos sete erros que você não deve cometer em treinamentos de vendas on-line: Treinamento de vendas: erros que você não pode cometer.
Ainda falando sobre a eficiência dos treinamentos, é possível afirmar que hoje a principal forma de oferecer capacitação à distância é através de aplicativos. Eles possuem diversos recursos que facilitam a personalização e atualização dos conteúdos de forma constante. Podendo ser disponibilizados para diversos tipos de aparelhos e sistemas operacionais, sua instalação simples, como qualquer outro aplicativo que o usuário está acostumado a lidar.
Conheça o Flashtraining®
Após ler esse artigo, conhecer toda a importância e vantagens dos treinamentos EAD, queremos te convidar para conhecer o Flashtraining®, um aplicativo da Take5 exclusivo para distribuição de vídeos de treinamento no PDV. Abrangendo mais do que a equipe de promotores e vendedores, ele alcança até os consumidores finais, de forma prática, eficiente e sem burocracia, com a realização de cadastro e login.
Layout personalizável, relatórios exportáveis, funcionamento off-line e transmissão de lives são algumas das vantagens e diferenciais que a Take5 traz através dessa ferramenta.
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