As universidades não acompanharam as mudanças que levaram à necessidade do Trade Marketing com a mesma velocidade com que elas ocorreram. Por conta disso, as próprias empresas estão tendo que preencher essa lacuna e oferecer essa formação aos seus profissionais.
Mas como fazer isso?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que profissionais de trade marketing têm uma rotina intensa de trabalho e que muitas vezes eles também estão treinando pessoas ou visitando pontos de venda. Dessa forma, o desenvolvimento pessoal acaba ficando um pouco de lado.
Por isso, é fundamental que a corporação ofereça capacitação por meio de um sistema de gerenciamento de aprendizagem que seja acessível pelo celular e que contenha lições curtas e focadas no conteúdo de Trade. Assim, os colaboradores poderão acompanhar as lições com mais facilidade.
Além disso, a empresa deve atentar para as novidades do mercado, a fim de atualizar seus profissionais para o que vem sendo usado pela concorrência. Conheça algumas tendências:
MERCHANDISING COMPARTILHADO
A tendência é terceirizar o trabalho no PDV a empresas especializadas em Trade Marketing. Isso permite que o profissional trabalhe com diferentes produtos, de marcas distintas, mantendo a qualidade do atendimento.
REALIDADE AUMENTADA
A realidade aumentada se utiliza de alta tecnologia para combinar informações virtuais com os espaços físicos de venda, incentivando a interação do público-alvo com a marca. O simples fornecimento de descontos virtuais para o consumo físico no PDV pode ajudar a aumentar o fluxo de pessoas no estabelecimento.
PERSONALIZAÇÃO
Customizar algumas características do produto de acordo com as preferências pessoais também está entre as fortes tendências não só em trade marketing, mas em todas as áreas relacionadas ao marketing de vendas. Uma opção interessante é apostar em designs que permitam gravar o nome do consumidor no produto.
ROBÔS
Os robôs estão muito mais presentes no nosso dia a dia do que podemos imaginar. Eles estão no consultor de preços no supermercado, por exemplo. Cada vez mais as pessoas irão tirar dúvidas com esses robôs.
LMS
Existem diversos sistemas de gestão de aprendizado que podem ser customizados de acordo com as necessidades de profissionais de Trade Marketing. Os sistemas, conhecidos como LMS, costumam conter, entre outras funcionalidades, suportes para vídeo, interatividade, material extra, avaliações, etc.
Alguns sistemas já vêm prontos, mas a possibilidade de personalizá-los torna a experiência dos usuários ainda mais completa. A Take 5 oferece algumas opções de LMS que auxiliam na gestão de cursos e relatórios. Conheça três delas:
Por meio da plataforma é possível gerenciar conteúdos, usuários e relatórios com apenas alguns cliques e controle absoluto sobre os treinamentos. Desenvolvida em conjunto com empresas Fortune 500, a plataforma tem recursos de gestão e performance para empresas de qualquer porte, pois a solução é adaptável.
Todos os controles e relatórios na ponta dos dedos. O Training Planner agenda, gerência e reporta treinamentos presenciais. Possui as funcionalidades de agenda/calendário, criação de eventos com pré-requisitos de treinamento online e disparo de convites.
O app permite que você faça a gestão dos seus colaboradores montando o itinerário e monitorando via geolocalização os check-ins e checkouts nos locais que deverão atender. E, permite ainda que os colaboradores possam se organizar consultando agenda, detalhes de eventos, enviar imagens, evidências do itinerário a cada visita, lista de presença, anotações etc, tudo diretamente pelo app.
Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossas soluções em Trade Marketing!